top of page

A Sociologia em Contexto de Crise - Análise de Temas Contemporâneos.

Resenha por Antonio Augusto Pereira Prates



O livro “A Sociologia em Contexto de Crise", organizado pela professora da UNB, Ana Cristina Collares, é uma das boas surpresas no cenário editorial brasileiro, no âmbito das Ciências Sociais. A publicação vem ao encontro da necessidade mais premente da área que é a de oferecer aos professores e alunos, envolvidos no estudo da introdução à sociologia, um texto atualizado de temas contemporâneos. Saúde, educação, segregação e exclusão social, raça e políticas públicas são assuntos tratados a partir de estudos empíricos realizados pelos autores. Diga-se de passagem, os autores são alunos do curso de Sociologia da UNB, membros do Programa Especial de Tutoria (PET/CAPES/MEC). Este grupo ,coordenado pela Professora Ana Collares, trabalhou durante o período crítico da pandemia da Covid-19, nos anos 2020, 2021, e 2022 , com o intuito expresso de produzir um texto de reflexão sociológica no nível adequado ao público dos alunos do ensino médio no Brasil. O resultado, contudo, além de ter realizado perfeitamente o objetivo inicial , ultrapassou este limite e apresentou um livro-texto de mais alta qualidade também para as disciplinas de Sociologia I e Introdução à Sociologia para os estudantes universitários.


Todos os capítulos tratam de questões pungentes da sociedade brasileira de hoje. Temas como fake-news (cap. I) ou religião ( cap. 5) como base de percepção e julgamento social ou a educação com seus novos modelos de aprendizagem como o ensino remoto ou a educação a distância e suas consequências político-sociais tanto no âmbito individual, familiar e societal ( cap. 3).


O capítulo 2, apresenta uma análise bem sofisticada articulando o micro e o macro do fenômeno sociológico ao tratar o cenário da vida cotidiana do "novo normal" projetado pela Covid-19 e a nudez do Estado neo-liberal ao se confrontar com as demandas sanitárias e sociais da pandemia.


O tema da raça (cap 6) é abordado através da discussão de cotas e comitês de heteroidentificação nas universidades sem perder de vista a dimensão polêmica do assunto com as várias percepções distintas da questão crucial que é o racismo.


Os temas segregação, exclusão e populações " em risco" ( cap. 4 e 7) são muito atuais e, poderíamos dizer, que embora sejam clássicos da sociologia, a pandemia da covid-19 trouxe contornos e visibilidade política e social para estes assuntos em todas as sociedades do planeta. A discussão sobre populações vulneráveis demonstra como a crise sanitária explicitou a situação crítica e, até deplorável, desses grupos. A biopolítica traz uma abordagem absolutamente genuína e rica sobre estas populações e grupos em via de desaparecimento social.


Por fim, o capítulo 8, aborda os passos de uma pesquisa artesanalmente preparada em termos de procedimentos de coleta de dados, análise e discussão dos resultados, sintetizando e ilustrando muito bem o perfil global do livro. Diferentemente da maioria dos livros-texto de introdução à sociologia onde as teorias sociológicas são apresentadas de forma abstrata e descontextualizada, este trabalho introduz os conceitos sociológicos a partir da discussão de questões sociais presentes no cotidiano das pessoas. Com essa estratégia "didática" , os textos da coletânea rompem a dicotomia entre teoria e interpretação da vida social que frequentemente caracteriza o discurso sociológico.


A título de conclusão, eu diria que o livro tem a particularidade de trazer aos neófitos da sociologia a experiência viva de se fazer uma boa ciência social onde os dados e sua interpretação constituem o foco central da discussão. Num momento de crise, tanto na sociedade quanto nos paradigmas teóricos da sociologia, os estudos presentes no livro demonstram que é possível, sim, buscarmos o ideal weberiano de se fazer ciência social minimizando nossos vieses ideológicos ou nossas paixões doutrinárias.


Ana Cristina Collares (Org) : A Sociologia em Contexto de Crise - Análise de Temas Contemporâneos. Editora e Livraria Appris ltda, 2022

link de acesso: https://www.editoraappris.com.br/produto/6859-a-sociologia-em-contexto-de-crise-anlise-de-temas-contemporneos



bottom of page