Modelos Institucionais do Ensino Superior na América Latina
Como os modelos institucionais afetam a sua experiência universitária? Existem modelos de ensino superior democráticos? Qual a importância de um modelo institucional universitário?
Os modelos institucionais variam em outros países?
Ementa do Curso
Este curso, que foi oferecido pelo PPGSA /IFCS-UFRJ e UnB é resultante da pesquisa desenvolvida pelo Lapes/UFRJ sobre o funcionamento dos sistemas de ensino superior e como eles podem ser analisados através de tipologias institucionais. A tipologia captura de um modo original a complexidade dos sistemas de educação superior que ainda não tem sido alcançada por outras abordagens teóricas e técnicas de análise. Os resultados contribuem para os debates sobre diferenciação das organizações de ensino superior, suas distintas funções e como podemos avaliá-las. Especialmente no que diz respeito à sua abertura à entrada de novos grupos sociais. Fundamental para esta proposta de disciplina é o desenvolvimento de métodos e categorias analíticas que permitam comparações internacionais, especialmente entre países da América do Sul.
A Pesquisa
Apesar da maioria dos sistemas de ensino superior ter experimentado a expansão através de diferenciação e diversificação, ainda falta melhor elaboração conceitual e mensuração mais adequada destes processos. O projeto, financiado pela FAPERJ, pela SRHE e pelo CNPq, propõe caracterizar a expansão do ensino superior no Brasil e mais quatro países da América Latina: Argentina, Chile, Peru e Uruguai. Busca-se compreender a variabilidade de ênfases nas diferentes funções de ensino, pesquisa ou extensão, nos tipos de diploma oferecidos, nas carreiras ou tipos de conhecimento valorizados, explicitando características dos tipos institucionais que possam ser associadas aos padrões de acesso, conclusão e resultados dos egressos no mercado de trabalho. Ou seja, o projeto investiga as possibilidades de abertura e democratização dos sistemas de ensino superior nesses países. Além disso, há um objetivo de institucionalizar redes articuladas de pesquisa sobre ES da América Latina e contribuir para o processo de formação de gestores públicos e privados dos sistemas de ES.
Professores
UFRJ/IFCS - PPGSA
Uniso
UnB- PPGSA
INEP - PPGSA
UnB- PPGSA