top of page

Para que serve o Ensino Superior?

fundo 2.jpg

Para que serve o Ensino Superior?

Ensino Superior pós-pandemia da Covid-19: repercussões nos sistemas latino-americanos

Âncora 1

Ementa

A disciplina tem dois principais objetivos. O primeiro é oferecer um quadro geral sobre o campo de pesquisas sobre o ensino superior, introduzindo os principais autores nacionais e internacionais da área. O segundo é acompanhar o debate nacional e internacional sobre os efeitos da pandemia da COVID-19 no ensino superior, com ênfase na América Latina (Argentina, Brasil, Chile, Peru e Uruguai). De maneira específica, a disciplina visa: oferecer um quadro geral sobre a formação do campo de pesquisas sobre o ensino superior, suas perspectivas de análise e conceitos-chave; analisar as respostas dos sistemas de ensino superior latino-americanos em relação à pandemia da Covid-19; discutir temas emergentes no contexto pós-pandemia, com ênfase para questões relacionadas à internacionalização, aos processos decisórios e aos métodos de ensino e aprendizagem.

Programa

Oferecida em ensino remoto, compreende aulas expositivas, seminários de leitura apresentados pelos estudantes e webinários, abertos ao público, com a presença de professores convidados dos países selecionados que apresentarão os resultados mais recentes de suas pesquisas na área. Ao final, cada aluno(a) apresentará um trabalho final.

A disciplina se desenvolverá em 15 encontros semanais ao longo do primeiro semestre letivo da UFRJ, entre 19 de abril de 2022 a 19 de julho de 2022, com as seguintes unidades programáticas.

Unidade I - Formação do campo de pesquisas sobre ensino superior, perspectivas de análise e conceitos-chave. Os sentidos do ensino superior. Expansão, segmentação e desigualdades. Classificações e tipologias

Unidade  2  - Respostas dos sistemas de ensino superior latino-americanos em relação à pandemia da Covid-19. Ênfase para os sistemas argentino, chileno, peruano e uruguaio.

Unidade 3 - Temas emergentes no contexto pós-pandemia. Internacionalização/globalização, processos decisórios e métodos de ensino e aprendizagem.

Avaliação

Serão avaliados os seguintes aspectos:

a) Frequência e participação nos webinários com professores convidados. Um dia antes de cada webinário, cada aluno(a) deverá encaminhar uma questão por escrito relacionada ao tema proposto. 

b) Frequência e participação nas aulas expositivas e nos seminários de leitura.

c) Apresentação oral de textos selecionados para os seminários. No começo do curso será feita a divisão O material apresentado deve ser entregue em formato de ppt ou texto no dia da apresentação. 

 

d) Realização do trabalho final. O trabalho deve ser apresentado oralmente no último encontro da disciplina e ser entregue como texto de no máximo 4 páginas até o dia 19/08/2022. O estudante poderá selecionar um aspecto, dentre os abordados nas unidades da disciplina, para realizar uma análise focalizada em um ou dois países lationo-americanos selecionados. A aula 6 está reservada para que cada estudante apresente e discuta a proposta do trabalho final. 

Os itens “a” a “c” irão compor 40% da nota final. O item “d”, trabalho final, 60% da nota

Informações Gerais 

DISCIPLINA: Ensino Superior pós-pandemia da Covid-19: repercussões nos sistemas latino-americanos

CARGA HORÁRIA: 45 horas

CRÉDITOS: 03

PROFESSORES: André Pires & Maria Ligia de Oliveira Barbosa

PERÍODO LETIVO: 2022/1

DIA E HORÁRIO: Terça-Feira: 14 às 17 horas

 

 

Âncora 2
Âncora 3
verde fundo.jpg

Contato

bottom of page