top of page

Curso

Sobre

Este curso oferecido pelo IFCS-UFRJ  e UnB é resultante da pesquisa desenvolvida pelo Lapes/UFRJ sobre o funcionamento dos sistemas de ensino superior e como eles podem ser analisados através de tipologias institucionais. A tipologia captura de um modo original a complexidade dos sistemas de educação superior que ainda não tem sido alcançada por outras abordagens teóricas e técnicas de análise. Os resultados contribuem para os debates sobre diferenciação das organizações de ensino superior, suas distintas funções e como podemos avaliá-las. Especialmente no que diz respeito à sua abertura à entrada de novos grupos sociais. Fundamental para esta proposta de disciplina é o desenvolvimento de métodos e categorias analíticas que permitam comparações internacionais, especialmente entre países da América do Sul.

Eixos temáticos:

  1. Modelos institucionais na Educação Superior
    1. Método Comparativo na análise da ES

    2. Construção e análise de modelos institucionais

    3. Aspectos da expansão e inclusão nos sistemas latino-americanos

uni.png
uni.png

Dinâmica da Disciplina

A disciplina, oferecida em ensino remoto, compreende aulas expositivas, seminários de leitura apresentados pelos estudantes e webinars, abertos ao público, com a presença de professores convidados que apresentarão os resultados mais recentes de suas pesquisas na área.

A disciplina se desenvolverá em 15 encontros semanais ao longo do primeiro semestre letivo da UFRJ. Sempre às 3ª feiras das 17:00 às 20:00 horas, a partir do dia 19 de março de 2024. 

imagem 2.png

Avaliação

Serão avaliados os seguintes aspectos:

a) Frequência e participação nos webinars com professores convidados;

b) Frequência e participação nas aulas expositivas e seminários de leitura

c) Apresentação oral de textos selecionados para os seminários. O material apresentado deve ser entregue em formato de ppt ou texto no dia da apresentação.

d) Realização de estudo de caso sobre como uma instituição de ensino superior – pública ou privada – abordando seu modelo institucional. Ou estudo de uma das dimensões analisadas dos sistemas de educação superior nos países estudados.

banner 3

Contato

Ficou com alguma dúvida ? Entre em contato conosco.

bottom of page