
Curso
Sobre
Este curso visa analisar as políticas de Ensino Superior (ES) na América Latina, estabelecendo as principais características dos modelos institucionais do Brasil, Argentina, Chile, Peru e Uruguai. Propõe caracterizar a expansão do ES nestes países indicando suas variabilidades institucionais, nos tipos de diploma oferecidos, nas carreiras ou conhecimento valorizados, nos processos de reprodução das elites e nos padrões de acesso, conclusão e resultados dos egressos.
Embora a expansão do ensino superior seja um fenômeno geral, nas últimas décadas, cada sistema nacional realizou a seu modo - e com timings diferentes - o incremento do número de suas instituições, cursos e de estudantes de ES. Neste curso, busca-se entender como esses processos de expansão do ES que ocorreram na região vêm enfrentando dois desafios: de um lado, incluir grupos de jovens tradicionalmente excluídos – por desigualdades de gênero, classe social, étnica, cor etc. do ensino superior em seus respectivos países; e, de outro, reproduzir e/ou renovar as suas elites no bojo de sistemas de ensino superior ampliados e supostamente mais democráticos. O curso visa também ‘minerar’ dados e documentos relativos aos SES nos países estudados, além de produzir artigos e relatórios sobre o tema.

Dinâmica da Disciplina
A disciplina, oferecida em ensino remoto, compreende aulas expositivas, seminários de leitura apresentados pelos estudantes e webinars, abertos ao público, com a presença de professores convidados que apresentarão os resultados mais recentes de suas pesquisas na área.
A disciplina se desenvolverá em 15 encontros semanais ao longo do primeiro semestre letivo da UFRJ, entre 13 de março a 15 de julho de 2023
Avaliação
Serão avaliados os seguintes aspectos:
a) Frequência e participação nos webinars com professores convidados;
b) Frequência e participação nas aulas expositivas e seminários de leitura
c) Apresentação oral de textos selecionados para os seminários. O material apresentado deve ser entregue em formato de ppt ou texto no dia da apresentação.
d) Realização de estudo de caso sobre uma instituição ou um sistema de ensino superior em um dos países estudados (Argentina, Brasil, Chile, Peru e Uruguai). O estudante poderá selecionar um aspecto dentre os abordados na disciplina para a análise. O estudo de caso pode ser realizado com base em artigos ou dados e documentos institucionais. O trabalho deve ser apresentado oralmente no último encontro da disciplina e ser entregue como texto de no máximo 4 páginas até o dia 15/08/2023.
e) Sempre lembrando que o curso é parte de um grande projeto de pesquisa, os trabalhos apresentados serão usados para complementação dos dados colhidos pelos nossos pesquisadores e deverão participar da política de publicação do LAPES (na medida do interesse dos autores)
